4.12.16

12 DE DEZEMBRO



1958 - Augusto Antunes, presidente da ICOMI

1639.  Partindo de Quito (Equador), chega a Belém a expedição de Pedro Teixeira.

1872 – O cientista paraense D. S. Ferreira Penna conclui um relatório sobre as urnas funerárias encontradas na região do Maracá. O relatório é publicado no jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ, desta data.

1900 – O advogado Egídio Leão de Salles elabora projeto de organização provisória do Ex-Contestado do Amapá.
           
1955. Falece em Macapá, Glicério de Souza Marques, radialista, professor, líder escoteiro, desportista e ex-diretor da Rádio Difusora de Macapá. Iniciou no funcionalismo público do Amapá como inspetor escolar, diretor da Escola de Iniciação Agrícola, diretor da Escola Industrial e da Rádio Difusora de Macapá. Foi também presidente da Federação Amapaense de Desportos e da Federação Amapaense de Basquetebol.

1991 – Pelo placar de 2 a 1 contra o Amapá Clube, o Esporte Clube Macapá sagra-se campeão amapaense de futebol profissional (o primeiro da categoria).

2000. Em comemoração ao Centenário do Laudo Suiço, é lançado o Selo Comemorativo da efeméride, pelos Correios. Há uma homenagem especial durante sessão solene do Senado da  República, em Brasília-DF.[1]

2003. Mazagão. Construção e equipagem de uma Biblioteca Ambiental no município. Inauguração em 12 de dezembro de 2003.


 2007. O prefeito de Macapá, João Henrique, sanciona lei municipal proibindo a venda de bebidas alcoólicas e produtos de fumo (cigarros e derivados) num raio de 500 metros de qualquer estabelecimento de ensino de níveis fundamental e médio.


[1] Sarney e outros. RIO BRANCO E A QUESTÃO DE FRONTEIRAS COM A GUIANA FRANCESA. 2003, Senado Federal, Brasília-DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário