4.12.16

14 DE DEZEMBRO



1958. Janary Nunes e o bispo d. Aristides Piróvano, em Macapá

1808 -   A expedição do tenente-coronel  Manuel Marques ocupa uma pequena povoação francesa (Saint Georges).

1900 –  Calçoene. O Comissariado Brasileiro da Comissão Preparatória de Limites entre o Brasil e a Guiana Francesa, recebe oficialmente, nesta data, a noticia da vitória do Brasil da questão do Contestado Franco-Brasileiro, através do laudo Suíço, feito pelo governador do Pará.

1902 – O escrivão do Cartório de Registro Civil  do município de Amapá registra, no livro nº 001, o casamento de Manoel Vicente dos Santos com Maria Lima de Oliveira. Este passa a ser o primeiro registro de casamentos feito no cartório de Amapá.

1953 – As obras de construção da Rodovia BR-156 chegam a Lourenço (Calçoene), oportunizadas pela Construtora Carmo Ltda, sob a supervisão do empreiteiro Walter do Carmo.

1962 – Jacy Jucá é nomeado prefeito de Macapá, em substituição ao bacharel Otávio Oliveira.

1990 – É fundada em Macapá a FIAP (Federação das Indústrias do Amapá).

2001.  O Governo do Estado, pela Lei nº 635/2001, institui o Sistema Integrado de Segurança Pública Cidadã do Estado (Sisp). No novo sistema, a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança  Pública (Sejusp) permanece como órgão principal, porém com uma estrutura mais leve e com objetivo normativo em relação ao conjunto dos órgãos que compõem o sistema. O Sisp passa a ser um órgão colegiado de direção superior, dirigido pelo mesmo titular da Sejusp e coordenado por um Comitê Gestor que integra a Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Transito, Politec (Policia técnico-centifica) e o Sistema Penitenciario.


2001. A Companhia das Docas do Pará entrega o Porto de Santana ao município de Santana, passando a ser denominado de CDS (Companhia das Docas de Santana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário