16.12.16

29 DE DEZEMBRO


1960 - Alcy Araújo

1743 – O naturalista francês Charles-Marie de La Condamine parte de Belém (Pará), rumo a Caiena (Guiana Francesa). No trajeto, ao contornar a região do Marajó, cai de novo no verdadeiro leito ou canal principal do Rio Amazonas, em frente ao forte de Cumaú, em Macapá (região atual do Igarapé da Fortaleza, em Santana), situado na margem ocidental do rio. Pela última vez passa a linha do Equador. “Observei no novo forte de Macapá, ou antes, no terreno destinado a construir esse novo forte, 3 graus de latitude setentrional”.[1] Ele faz uma excelente descrição da região de Macapá.

1894 – O presidente do Triunvirato do Amapá, cônego Domingos Maltez, nomeia os membros e oficiais do Exército Defensor do Amapá.

1905 – Nasce em Abaeté, no Pará, Oscar Marinho dos Santos (Mestre Oscar). Músico, maestro e compositor, chegou ao Amapá em 1944. Mesmo tendo estudado apenas o curso primário, mestre Oscar se dedicou à música desde os 15 anos. Em Macapá ensinou música a muitos jovens. Em parceria com o promotor de Justiça Joaquim Gomes Diniz, autor da letra, musicou a Canção do Amapá, que se transformou em nosso  hino estadual em 1988.
Em 2005, ano do centenário de seu nascimento, mestre Oscar foi homenageado pela Universidade Federal do Amapá e pelo Governo do Amapá, através de uma retreta musical. A família do maestro, constituída de vários artistas, preserva a memória desse pioneiro da música do Amapá. Mestre Oscar faleceu em Macapá em 20 de março de 1976.

1920 – O jornal Correio da Manhã, do Rio, desta data, publica um sueto, demonstrando o parecer do senador Justo Chermont sobre o orçamento do Ministério da Agricultura, onde contém instruções sobre a zona do Oiapoque, revelando que a exportação do ouro brasileiro rendeu, no último decênio, aos cofres públicos da Guiana Francesa, a importância de 10 milhões de francos.

1977. Morre em Macapá, aos 47 anos, o advogado Ivanildo Alves Pessoa.

1997. A Sema notifica a Icomi para comparecer na secretaria no dia 30, para tratar de assuntos relacionados a doações de manganês e renovação de sua licença de operação. Nessa notificação, a Semaproibe as doações de manganês pela empresa, para aterramento de ruas de Santana.


2006. IEPA recebe o Premio Finep de Inovação Tecnológica, por causa das pesquisas sobre a vela do Urucuri, desenvolvida pelo instituto. O Finep é vinculado ao Ministério da Ciencia e Tecnologia.



[1]     CONDAMINE, 113.

Nenhum comentário:

Postar um comentário